Pandemia Pelo Convid-19: Quando Operar as cirurgias Eletivas?

Como temos acompanhado, esse é um dos temas que mais se discute no momento. Na área de cirurgia pediátrica, a orientação que ainda estamos seguindo é para que os procedimentos eletivos sejam postergados para após o fim da pandemia, mas esse momento ainda parece estar longe.
Aqui em São José dos Campos, como a taxa de ocupação hospitalar com pacientes de Covid-19, especialmente na faixa etária pediátrica, está baixa, vários hospitais já liberaram a internação de pacientes eletivos.
Acredito que cada caso deva ser analisado individualmente, porque existem vários fatores que devem ser levados em consideração: em primeiro lugar e antes de tudo, a própria indicação da cirurgia, pois existem casos que, embora não sejam de urgência, acabam causando desconforto para as crianças ou ainda casos nos quais adiar a cirurgia pode aumentar consideravelmente a chance de complicações.
Outro fator é que várias cirurgias que já estavam autorizadas foram suspensas, e existe a preocupação por parte dos pais, que após o fim da pandemia, os mesmos talvez não consigam manter seus empregos e, por conseguinte, seus planos de saúde. Outra particularidade é que, na área da cirurgia pediátrica, a maioria dos pais procuram conciliar férias escolares com suas férias pessoais para que possam acompanhar a recuperação dos seus filhos, planejamento este que se torna muito difícil depois dessa pandemia.
A solução deve ser encontrada caso a caso, e cabe a nós, médicos, darmos as orientações da melhor maneira possível, para ajudar os pais a tomarem essa difícil decisão.
Até breve.

Deixe um comentário