Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma lesão da  pele muito frequente na faixa etária pediátrica. É causado por um poxvirus transmitido pelo contato com indivíduos infectados ou objetos contaminados. A lesão característica, cuja foto  ilustra esta publicação, pode aparecer em qualquer lugar do corpo e em um número variável. Normalmente, não causa incomodo podendo algumas crianças se queixarem de prurido.

Por ser um a lesão auto limitada que regride espontaneamente após alguns meses, normalmente  a conduta é expectante. Os pais devem se orientados sobre a evolução natural da doença e quando necessário, devem ser prescritos medicamentos que diminuam o prurido evitando-se com isso a auto inoculação nas crianças.

O tratamento especifico está indicado nos casos muito sintomáticos e nos que, por apresentarem lesões em áreas expostas do corpo, acabam sofrendo algum tipo de restrição nas suas atividades habituais. Pode ser feito através da remoção das lesões ou estimulando-se a resposta imune do portador. 

Quando indicada , a retirada das lesões pode ser feita de várias maneiras como  curetagem, expressão manual, aplicação de laser e eletrocoagulação. Como esse é um procedimento que incomoda as crianças, mesmo com o uso de anestésicos tópicos , pode ser feito sob anestesia geral. 

Uma outra possibilidade é o uso de abrasivos tópicos que têm o inconveniente de requererem um tratamento prolongado e que podem acentuar a dermatite associado ao molusco.

Todas essas técnicas de remoção podem deixar cicatrizes o que deve ser levado em consideração na indicação das mesmas.

Os pais também devem estar cientes da possibilidade de recidiva do molusco seja por causa de reinfecção ou por aparecimento de lesões que estavam no período de incubação  quando da realização do tratamento inicial.

Caso você tenha alguma dúvida , deixe sua pergunta e tentarei respondê-la.

Referência

Uptade on the Treatment of molluscum Contagiosum in children.

DOI: 10.1016/j.ad.2018.01.007

Deixe um comentário